EXCURSÃO A KUTNÁ HORA
Adora conhecer cidades medievais com charme próprio? Quer conhecer mais uma cidade tcheca tombada pela UNESCO perto de Praga? Não tem medo de ossos? Admira estilo gótico? A Kutná Hora é mesmo pra você!
No edifício de Vlašský dvůr (Corte Italiana) foram reunidas todas as oficinas de cunhar moeda do reino da Boemia no século 14. Hoje é prefeitura e museu.
A Catedral de Santa Bárbara foi construída pelos mineiros de prata para homenagearem a sua protetora no trabalho duro e perigoso.
A vista sobre a Catedral de Santa Bárbara, colégio Jesuíta e estátuas barrocas na frente.
(fofoca:) na verdade, a guia de Praga Irena nasceu faz tempo na maternidade de Kutná Hora, morou em outro canto, retornou a estudar no liceu e mais tarde até casou no Salão nobre aqui.
Uma das mais lindas abobadas góticas do país na nave principal da Catedral de S. Bárbara, início do século 16.
Os Jesuítas residentes em Kutná Hora encomendaram uma esplanada de estátuas barrocas na frente do seu colégio. Não tem rio passando por baixo, mas na mesma lembra um pouco a Ponte Carlos de Praga.
O mais famoso edifício da Kutná Hora é sem dúvida a Capela de Ossos ou Ossuário. Se estima que para a decoração foram usados ossos de 40 mil defuntos. Um verdadeiro Memento Mori.
A Catedral de S. Bárbara foi encomendada pelos mineiros para homenagearem sua santa padroeira e se distanciarem dos monges que na época dominaram a região de minas de prata.
No final do século 15 foi construído um poço de água potável que foi trazida da colina em cima da cidade com um sistema único de canos de madeira.
O mais tradicional restaurante de Kutná Hora é Dačický. Apesar de sempre cheio (tirei foto um pouco antes que abriu) o atendimento é rápido e a comida barata e excelente. E tem cerveja chope local!
O panorama de Kutná Hora: o telhado com três picos da Catedral de S. Bárbara e o Colégio Jesuíta branco que agora abriga uma excelente galeria de artes.
De fora não parece, mas dentro é um espaço maravilhoso que combina o gótico com o barroco - arquiteto cujas obras entraram na histórica e na UNESCO: Jan Blažej Santini Aichel.
INFORMAÇÕES BÁSICAS:
Duração: 7 horas
Encontro: na recepção do hotel
Hora de encontro: a combinar, recomendo 8.30 ou 9.00
Fim: a combinar
Deslocamento: van privada
A cidade UNESCO Kutná Hora oferece muitos monumentos que vale a pena conhecer por dentro.
Viajamos de Praga de van privada cerca de uma hora em direção a Leste e começamos com a entrada na Capela de Ossos ou Ossuário (Kostnice) no bairro Sedlec para cuja decoração dizem que foram usados ossos de 40 mil defuntos. Depois caminhamos até a magnífica Igreja da Nossa Senhora de Assunção do arquiteto Santini, admirado mundialmente por unir os estilos gótico e barroco. Depois a van nos leva até ao centro histórico onde seguimos a pé e entramos na Catedral de Santa Bárbara, padroeira dos mineiros, pois a riqueza da cidade provém das minas de prata medievais. Caminhamos ao longo da "Ponte Carlos falsa" onde os Jesuítas fizeram na frente do seu colégio uma esplanada de estátuas que lembra a Ponte Carlos, mas não tem rio. Mergulhamos nas ruazinhas estreitas, almoçamos no restaurante local delicioso e vamos voltando.
Extras: entradas nos monumentos 220 CZK / 9 euros