EXCURSÃO A ČESKÝ KRUMLOV
A mais encantadora cidadezinha tcheca, patrimônio cultural da UNESCO oferece belas vistas dos jardins sobre o centro renascentista bem mantido. Se você curte ruazinhas estreitas, casas históricas e caminhada pela calçada de pedra, Cesky Krumlov é mesmo para você.
O rio Vltava nasce a sul de Český Krumlov e percorre boa parte do país até chegar a nossa capital Praga.
A vista mais conhecida de Český Krumlov tirada do Castelo/Palácio.
O complexo do Castelo/Palácio em Český Krumlov é o segundo maior depois do Castelo de Praga.
O verdadeiro encanto da cidade é formado pelas ruazinhas estreitas. A cidade foi fundada já no final do século 13 e mantém seu aspeto quase igual ao século 16.
A Ponte Plášťový most que une várias partes do palácio com o teatro barroco e com jardins palacianos.
Eu a direita na foto com o Jouglas e pais dele no mirante sobre Český Krumlov. Este dia de setembro foi excepcionalmente quente e lindo.
Tem turistas que somente viajam para tirar fotos. Tem que tirar foto deles. Os jardins palacianos foram fundados no século 17 no estilo barroco.
Guia Irena em Český Krumlov com a bandeirinha portuguesa para ilustrar que no dia acompanhei um grupinho português. Atrás a outra vista famosa sobre o Castelo/Palácio.
Vista sobre o rio Vltava e parte do castelo com a torre renascentista. É possível subir nela e visitar o museu abaixo dela.
No castelo podem ver três ursos, a mais velha ursa Maria e dois irmãos ursos jovens que foram ilegalmente importados para Praga da Rússia. Passaram por dois jardins zoológicos até Český Krumlov.
A cidadezinha tem encanto em cada época do ano.
A antiga Igreja do S. Justa hoje em dia serve como museu de marionetas.
INFORMAÇÕES BÁSICAS:
Duração: aprox. 11 horas
Encontro: na recepção do hotel
Hora de encontro: a combinar, recomendo 8.30 ou 9.00
Fim: a combinar
Deslocamento: van privada (ou ônibus público) e na cidadezinha a pé
Český Krumlov fica a uns 180 km de Praga mas o caminho até leva geralmente 2,5 horas pois não é rodovia, somente estrada principal que possibilita ver a paisagem bonita do Sul do país. No caminho podemos desviar um pouquinho e visitar mais um monumento da UNESCO - a vila Holašovice com quintas tradicionais no estilo de barroco camponês. É uma breve parada fotográfica mas vale a pena. Chegando a Český Krumlov podemos subir de van aos jardins palacianos onde começaria nosso passeio a pé. Cruzamos o complexo do castelo/palácio e ter as vistas lindas sobre o centro histórico renascentista. Geralmente não entro dentro do palácio, mas podemos entrar (a visita de uma hora mostra salões e quartos nobres). Se tiverem sorte, podem ver o urso vivo no fosso do castelo (é gratuito e livre). Depois mergulhamos nas ruazinhas medievais, almoçamos em algum dos restaurantes encantadores, vamos a praça principal, ao mirante do lado do museu da cidade onde se vê todo o castelo. O centro histórico tem muitos belos cantos, lojinhas, se tiver aberta entramos gratuitamente na Igreja do S. Vito (gratuito).
Extras: se combinar e tiver vaga entrada no palácio e/ou na torre da observação com museu