PASSEIO BAIRRO DO CASTELO - ROTA 2
Você quer conhecer o bairro mais nobre de Praga? Admirar os lugares antigamente habitados por nossos reis? E entrar na maior catedral gótica do país?
A minha vista predileta sobre a cidade é debaixo do Mosteiro de Strahov. Se vê tudo como na palma da mão.
Durante a visita vemos o Santuário da Nossa Senhora do Loreto barroco. Se tiver sorte, ouvimos a melodia dedicada a Nossa Senhora tocada por sinos do carrilhão.
A entrada principal no Castelo de Praga, Pražský hrad. O nome se mantém faz séculos mas a aparência vai mudando conforme os monarcas e presidentes que a partir daqui reinam no Estado Tcheco.
A vitral sobre a entrada meridional da Catedral de S. Vito.
A vista lateral meridional sobre toda a Catedral de S. Vito, S. Venceslau e S. Adalberto tirada do 3.o pátio do Castelo.
São João Nepomuceno foi sepultado na Catedral de S. Vito e depois de beatificado e consagrado, ganhou uma maravilhosa tumba com o retrato dele com as 5 estrelas milagrosas.
Em frente do Castelo de Praga se encontram vários palácios, estes dois na foto servem para a galeria nacional. Na esquerda do palácio Selma tem um ótimo restaurante Kuchyň onde você pode ver a comida diretamente na cozinha.
A nave principal da Catedral de S. Vito apresenta o supremo estilo gótico. Primeiro arquiteto era francês, o outro alemão então não tem como não lembrar as grandes catedrais ocidentais.
Ao meio dia decorre a troca de turmas dos guardas com música. Se quer assistir, precisa chegar bem cedo e marcar seu lugar na entrada do Castelo por Praça Hradcanske. Cuidado com batedores de carteiras!
O maior salão do Antigo Palácio Real no Castelo. A abóbada é no estilo gótico tardio, as janelas já são quadradas renascentistas, final do século 15.
A Rua Dourada é uma ruazinha estreita com casinhas pequenas antigamente habitadas pelos guardas, mas as lendas contam que aqui os alquimistas tentaram inventar o elixir de longevidade e achar a fórmula mágica de produzir ouro de diferentes metais.
A guia Irena com a vista de Catedral de S. Vito da entrada lateral saindo de bonde 22 ou 23 na parada "Prazsky hrad"
INFORMAÇÕES BÁSICAS:
Duração: 3,5 até 4 horas
Encontro: na recepção do hotel
Hora de encontro: a combinar, recomendo 8.30 para evitar filas longas
Fim: Rua Dourada no Castelo ou a combinar
Deslocamento: a pé com traslado inicial de bonde ou carro privado (a combinar) até ao alto da cidade
Este passeio pelo Bairro do Castelo é segundo passeio curto. Esta rota 2 combina com a rota 1, ou seja pode fazer no mesmo dia ou no dia seguinte.
O passeio leva você ao Bairro do Castelo na parte alta da cidade. Do seu hotel vamos de bonde ou táxi até ao Mosteiro de Strahov onde visitamos a grande biblioteca. Os dois salões não podem ser acessados, mas vamos admirar as decorações barrocas do corredor. Depois passamos pelo mirante mais lindo sobre Praga. Seguimos ao Santuário da Nossa Senhora do Loreto onde se encontra o segundo maior tesouro da arte sacra de Praga, incluindo o Sol de Praga que leva 6222 diamantes. Continuamos até a Praça principal e entramos no complexo do Castelo de Praga. Recomendo o circuito menor que inclui a entrada em toda a Catedral de S. Vito, o Antigo Palácio Real, Igreja do S. Jorge e nosso tour termina na Ruazinha Dourada onde tem lojinhas e museus de armas e armaduras medievais e gabinete de tortura. Explico como retornam sozinhos, mas quem achar melhor, posso acompanhar até a parte baixa da cidade.
Inclui: o serviço de guia local falando português
Extras: traslado do hotel de bonde ou táxi, entrada no Mosteiro Strahov (150 CZK/ 6 euros ), entrada no Santuário do Loreto (180 CZK / 7 euros), entrada no Castelo de Praga, circuito menor (250 CZK / 10 euros)